O Instituto de Psicologia

O rodaviva é um Instituto de Psicologia com o objetivo de ofertar cursos, workshops e atendimentos psicoterapêuticos nas questões que envolvem os vínculos humanos mais fundamentais: família, casal, relações entre pais e filhos, criação de fihos, maternidade, paternidade, gravidez, parto e puerpério. Trabalhamos com atividades segmentadas para diferentes tipos de contextos humanos, conscientes de nosso papel de facilitadores de diálogos que libertem, e que permitam que o mais humano em nós se expresse. Acreditamos que a expressão de nossa humanidade, em todas as dimensões que pudemos acessá-la, é o maior instrumento criativo para repensarmos nossos dilemas e nossas questões mais essenciais.

Portanto, todas as atividades do rodaviva estão voltadas para esta expressão de nossa humanidade. Não acreditamos ser necessária a presença de um psicólogo para construir regras estritas, para sustentar preconceitos e para definir como se deve viver. Um psicólogo pode ser útil para conversar sobre tudo aquilo que se cala diante dos estigmas da cultura. Pode funcionar bem para ajudar as pessoas a acessarem a força dentro delas que se esconde através das sensações de fracasso. Pode valer a pena nos momentos em que a vida parece muito mais complexa do que pensávamos que fosse, em situações em que as crises que vivemos parecem muito maiores do que nossas forças.

Também acreditamos que somos articuladores de espaços de diálogos em situações dilemáticas da vida, que envolvem mudanças de ciclo de vida familiar (nascimentos, perdas e mortes, migrações, adoecimentos, transições profissionais, casamentos, separações, recasamentos, diferentes fases do desenvolvimento de nossos filhos). Queremos contribuir para a expressão de histórias de vida, para a sustentação da beleza de sermos diferentes e, por isso mesmo, sermos forjados ao encontro com aquele que é estranho. Nossas atividades são marcadas pela oportunidade de falar e de sentir a força do encontro humano, da vida pulsante, da marca de existir banhados em puro afeto.

Tudo o que já propusemos, e que ainda viremos a propor, tem a marca desta roda: um círculo de acolhimento humano, de respeito à diversidade e tolerância à diferença. Um dos espaços para sermos íntegros, para compreendermos melhor o porquê e o para quê de nossas limitações e de nossas possibilidades. Em cada curso, em cada workshop, em cada sessão terapêutica, estamos abertos para um diálogo imprevisível e impermanente como nós, como a vida. Abertos para aquilo que os diferentes grupos humanos se propuserem a viver conosco. Conscientes de nosso papel ético de sermos apenas arquitetos de um diálogo, de não prescrevermos condutas, porque estamos alinhados com a percepção de que a legitimação da diversidade humana é uma das maiores urgências de nosso mundo.

Nossa função é escutar quem nos busca para elaborarmos, juntos, um projeto de acordo com as necessidades de seu grupo – seja este grupo uma empresa, um agrupamento profissional, um grupo de pais, um grupo de pessoas buscando uma experiência de maior conhecimento sobre si. Considerando as diferenças de gênero, culturais, étnicas e religiosas. Preservando o direito de sermos como quisermos ser.

Todos juntos, numa mesma espiral. Todos nesta roda viva que é a existência humana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s